Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Marchantia berteroana Lehm. & Lindenb. EN

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 31-08-2012

Criterio: B2ab(i,ii)

Avaliador: Tainan Messina

Revisor: Miguel d'Avila de Moraes

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG:

Especialista(s):


Justificativa

A espécie não é endêmica do Brasil, ocorre na Mata Atlântica dos Estados das regiões Sudeste (Minas Gerais, Rio de Janeiro) e Sul (Rio Grande do Sul e Santa Catarina). Apresenta AOO de 16 km² e está sujeita a menos de cinco situações de ameaça considerando os Estados de ocorrência da espécie e sua vulnerabilidade às queimadas e fragmentação do hábitat, que afetam diretamente a sua dispersão e reprodução. Suspeita-se de baixo esforço de coleta para a espécie, que apresenta uma disjunção que pode estar refletindo a falta de estudos empreendidos. Sendo assim, fazem-se necessários o direcionamento de estudos e a coleta de dados em campo, a fim de se verificar a situação das subpopulações e de suas áreas de ocorrência. M. berteroana foi categorizada como "Em perigo" (EN).

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Marchantia berteroana Lehm. & Lindenb.;

Família: Marchantiaceae

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

Descrita originalmente na obra Novarum et Minus Cognitarum Stirpium Pugillus 6: 21. 1834.

Distribuição

A espécie não é endêmica do Brasil, ocorrendo aqui em Estados das Regiões Sudeste (Minas Gerais, Rio de Janeiro) e Sul (Rio Grande do Sul) (Costa et al., 2012). Apresenta padrão de distribuição circunantártico, com extensões em áreas de altitude elevada na Oceania, Andes tropicais, Galápagos, Costa Rica, Equador, Peru e Bolívia (Costa, com. pess.).

Ecologia

Planta talosa, rupícola ou terrícola (Costa et al., 2012); ocorre em Florestas Ombrófilas Densas e Florestas Estacionais Deciduais (Costa et al., 2009) associadas ao bioma Mata Atlântica (Costa et al., 2012).

Ameaças

1 Habitat Loss/Degradation (human induced)
Severidade high
Detalhes Segundo Hallinbäck; Hodgetts (2000), a perda e degradação de habitat são as mais sérias ameaças às briófitas em todo o mundo. A degradação reduz a qualidade do habitat, causando o desaparecimento das espécies sensíveis; já a fragmentação conduz ao isolamento das comunidades de briófitas, visto que a dispersão e a reprodução são diretamente afetadas. Além disso, a fragmentação e destruição do habitat representam as maiores ameaças para espécies com distribuição restrita ou endêmica (Costa; Santos, 2009)

Ações de conservação

1.2.2.3 Sub-national level
Situação: on going
Observações: "Criticamente em Perigo" (CR), segundo a Lista da flora ameaçada do estado do Rio Grande do Sul (CONSEMA-RS, 2002).

4.4 Protected areas
Situação: on going
Observações: A espécie possui registro no Parque Nacional do Itatiaia (CNCFlora, 2011).

Referências

- COSTA, D.P.; IMBASSAHY, C.A.A.; SILVA, V.P.A.V. Diversidade e importância das espécies de briófitas na conservação dos ecossistemas do estado do Rio de Janeiro. Rodriguésia, v. 56, n. 87, p. 13-49, 2005.

- COSTA, D.P. Briófitas - Musgos. In: STEHMANN, J.R. ET AL In Plantas da Floresta Atlântica. 2009.

- CONSELHO ESTADUAL DO MEIO AMBIENTE, RIO GRANDE DO SUL. Decreto estadual CONSEMA n. 42.099 de 31 de dezembro de 2002. Declara as espécies da flora nativa ameaçadas de extinção no estado do Rio Grande do Sul e da outras providências, Palácio Piratini, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, 31 dez. 2002, 2002.

- HALLINGBÄCK, T.; HODGETTS, N. Mosses, liverworts & hornworts: a status survey and conservation action plan for bryophytes, Gland, IUCN, 2000.

- COSTA, D.P.; SANTOS, N.D. Conservação de hepáticas na Mata Atlântica do sudeste do Brasil: uma análise regional no estado do Rio de Janeiro. Acta Botânica Brasilica, v. 23, n. 04, p. 913-922, 2009.

- GRADSTEIN, S.R.; COSTA, D.P. The Hepaticae and Anthocerotae of Brazil. Memoirs of the New York Botanical Garden, v. 87, p. 1-318, 2003.

- Base de Dados do Centro Nacional de Conservação da Flora (CNCFlora). Disponivel em: <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/>. Acesso em: 2011.

- COSTA, D.P. Comunicação da especialista Denise Pinheiro da Costa, do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro (RJ), para o analista de dados Eduardo Fernandez, Pesquisador do CNCFlora, em 15/10/2012, 2012.

Como citar

CNCFlora. Marchantia berteroana in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Marchantia berteroana>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 31/08/2012 - 18:23:51